Viagem é divertido. Mas às vezes as coisas dão errado.
Muitas vezes são simples deslizes que nos deixam correndo como galinhas sem cabeças uma hora antes de sair para o aeroporto; enfiando itens de todo jeito em nossas malas, desesperados procurando por bilhetes e passaportes, correndo porta afora convencido de que deixou algo importante para trás.
Mas não importa a situação, que mesmo de última hora no meio do pânico e desespero, sempre há uma solução – sempre. Ao invés de perder a cabeça, mantenha a calma e tome nosso conselho sobre o que fazer “se” as coisas derem errado…
1. Problemas de passaporte
Há vários casos que podem ocorrer com passaportes. De repente você percebe que ele está vencido, que você o perdeu , ou você está a caminho do aeroporto quando você percebe que seu passaporte foi deixado em casa na mesa da cozinha.
Passaporte vencido
Além de ter um na mão que não tenha expirado, esta é a mais favorável das três situações, uma vez que é possível aplicar para o Serviço de Passaporte de Emergência, permitindo que você tenha um novo passaporte dentro de 24h.
Passaporte perdido
Em primeiro lugar, respirar e relaxar. Pense em todos os lugares que você poderia ter colocado seu passaporte, procure em todos os possíveis lugares que você possa ter deixado e não se esqueça de casacos, bolsas e atrás das gavetas!
Se o passaporte foi realmente perdido, então você vai precisar aplicar por uma substituição e dependendo de onde você estiver, seja no Brasil ou no exterior, isso pode levar entre dias ou mêses. Você poderá requerer junto ao consulado brasileiro uma Autorização de Retorno ao Brasil (arb). O documento é gratuito e permite apenas embarcar para o Brasil,
Deixado na mesa da cozinha
Se você tiver alguém consigo, peça-o para buscar o passaporte e o entregar no terminal de embarque. Você pode fazer o check-in sem passaporte se for um voo doméstico. Uma vez que seu amigo ou parente chegue, você pode correr para o seu voo. Mantenha sempre uma cópia do seu passaporte com você, como precaução.
2. Perder o voo
Se você dormiu demais, ficou preso no trânsito ou simplesmente esqueceu o horário do voo, ligue imediatamente para o aeroporto e informe a companhia que você vai se atrasar. Você terá mais chances de ser acomodado no voo se eles forem informados que você está a caminho.
Se você precisa fazer o check-in e achar que a fila pode fazer com que você perca o seu voo, então diga a um membro da equipe imediatamente – eles devem ajudá-lo deixando com que você utilize a via rápida. Se você está atrasado para o embarque, algumas companhias aéreas vão deixar o piloto decidir se o deixará embarcar ou não.
Se você perdeu seu voo completamente, você pode receber parde do valor como crédito ou conseguir transferência para outro voo. Para isso, vá ao balcão de atendimento ao cliente o mais rápido possível e descubra suas opções. Lembre-se de sorrir e ser simpático!
E na próxima vez? Programa-se para tudo; sair 30 minutos mais cedo do que o normal, providenciar transporte de volta caso em caso seja preciso, verificar as condições de tráfego e obter um relógio com alarme mais alto.
3. Cadê suas bagagem? Você chega, mas suas malas não
Você ficou tonto olhando as malas na esteira: todos prontos para deixar o aeroporto e você fica para trás. Em primeiro lugar, comunique a bagagem perdida a um representante da companhia aérea o mais rápido possível. Certifique-se de obter um “Relatório de Irregularidade de Propriedade” (P.I.R.) e informar que sua mala foi extraviada, somente assim você poderá recorrer ao seguro depois.
Poucas malas são completamente perdidas. A maioria está apenas atrasada. Fale com a companhia aérea no aeroporto antes de qualquer coisa e veja se eles vão dar-lhe uma indemnização para comprar os essenciais ate que você receba sua bagagem de volta.
Você deverá prover a descrição da mala, ppor isso fique calmo e explique suas necessidades imediatas. Mantenha os recibos de qualquer item essencial que você compre para submetê-los ao departamento de Atendimento ao Cliente da companhia aérea juntamente com cópias de seus documentos de viagem.
Se a sua bagagem está realmente perdida e você nunca mais terá o prazer de vê-la novamente, saiba que as companhias aéreas têm limites de responsabilidade restrita e não ressarcirá o valor total dos itens faltantes.
E na próxima vez? Levante o custo de uma possível perda de sua bagagem com antecedência e adquira um seguro adicional. Faça uma lista do que está em sua bagagem, tire uma foto dos conteúdos internos e também externo para auxiliar na identificação pela companhia aérea.
4. Seu hotel não é o mesmo que o descrito
Se você achar que o sua hospedagem está mais para um canteiro de obras do que o hotel que você reservou, entre em contato imediatamente com um representante da empresa e reclame diretamente com eles para que eles tenham a oportunidade de resolver o problema.
Tire fotos dos problemas e anote escritas de modo que mesmo se não for resolvido no site você pode escrever para a empresa, direta ou ABTA e fazer um pedido de reembolso. Leia nosso artigo sobre como reclamar de férias por mais dicas.
5. O que fazer se você perder seus pertences no exterior
Se você deixar sua bolsa num bar depois de uns drinks ou acontecer de ser vítima de um batedor de carteira, em primeiro lugar é importante informar todos os itens perdidos ou roubados para a polícia. Isso irá garantir que você obtenha um relatório criminal que você poderá usar mais tarde no seu seguro.
Se você perder seus cartões de créditos, informe seu banco o mais rápido possível. Eles podem colocar um bloqueio temporário em seus cartões, dando-lhe tempo para procurar por eles se eles foram perdidos. Todos os números de contato do banco podem ser encontrados online.
Se você perder seu passaporte, entre em contato com a Embaixada Brasileira. Tendo a fotocópia do seu passaporte vai ajudar muito (faça uma fotocopia, tire uma foto ou escaneie e envie para sim mesmo por email para que você possa sempre acessá-lo).
Fonte: Skyscanner