Imagine voltar no tempo e visitar uma cidadezinha da época dos reis e rainhas. Assim é a Vila de Óbidos: uma Vila Medieval com altivas muralhas, ruas tortuosas, casario branco com muros repletos de flores.
Outrora “presente das rainhas”, Óbidos foi fundada pelos celtas em 308 a.C. e serviu de lar para romanos, visigodos, mouros, até ser tomado por D. Afonso Henriques no ano de 1148.
A Vila de Óbidos conta com bons restaurantes e cafés, lojinhas de artesanato, galerias de arte charmosas, além de uma enorme muralha ao redor da vila e uma torre que vigia toda a cidade.
Acontecem eventos diversos em Óbidos, dentre os quais os de maior destaque são:
– Vila Natal, onde toda a vila vive o clima natalino com brincadeiras, descobertas e animais raros. Consulte o site: www.obidosvilanatal.pt
– Festival de Chocolate: chocolate em Óbidos é coisa séria e saborosa! No festival, tem diversas esculturas de chocolate, concursos e muito chocolate, claro. Visite o site: www.festivalchocolate.cm-obidos.pt
– Mercado Medieval de Óbidos: é um evento de recriação histórica que transforma a Vila de Óbidos em um burgo da Idade Média. Maiores informações: www.mercadomedievalobidos.pt
Se você está em Lisboa vale a pena dormir pelo menos 02 noites em Óbidos. Distante 80 km ao norte de Lisboa, é fácil chegar lá:
– De carro: Em direção Lisboa – Leiria tome a A8 e deixe a auto estrada na saída 15. Tempo de viagem: cerca de 40 a 50 minutos.
Do Porto: tome a A1 até Leiria. Em Leiria tome a A8.
– De trem: A estação de trem não fica no centro da vila, e sim em Caldas da Rainha. Maiores informações de preço e horário no site: www.cp.pt.
– De táxi: De Lisboa para Óbidos, o preço do táxi varia, mas custa cerca de 100 euros. Em Óbidos, a praça de táxi é junto à Porta da Vila (entrada principal de Óbidos).
Para dormir, experimente o Hotel Real D´Óbidos, localizada em uma das entradas da vila, a origem do imóvel data do século XIV. Edifício de grande valor arquitetônico, com decoração e mobília que remetem à época medieval. Excelente café da manhã, acomodações de primeira qualidade e limpeza impecável.
Inúmeras opções de restaurantes por toda a vila, com destaque para o Restaurante Alcaide e Cozinha das Rainhas.
Não deixe de experimentar a Ginja de Óbidos: um licor feito de ginja, espécie de cereja selvagem, bastante abundante na região.